- Para os leitores do site FullRock que não conhecem o trabalho da VOX MORTEM, poderiam descrever os principais pontos da carreira de vocês até aqui?
Esaú: O Vox Mortem começou centrado em fazer um Thrash Metal com muita energia e inconfomismo lá no inicio dos anos 2000, conseguimos fazer muitos shows no underground carioca e tivemos ótimas respostas, lançamos um primeiro disco e logo após ele tivemos problemas no convívio da banda que nos fez parar por alguns anos, voltamos e gravamos um EP ao qual por problemas também já superados tivemos que gravar como trio e logo após Jean Rezende entrou na banda e se solidificou até hoje, lançamos o segundo disco Slaves of Vanity que também teve boa resposta, mas lidamos novamente com problemas de personalidade desconexas de membros da banda e dessa vez a banda nao parou mas passou por uma reformulação grande, entrando dois membros (john Bryan e Reafael Leone) virando um quinteto, gravamos singles e EP com essa formação mas o John escolheu por sair amigavelmente da banda e foi aceito sem nenhum problema até chegarmos a essa formação que gravou o duality. Enfim, passamos por todos aqueles altos e baixos de carreira.
- “Duality” é o novo álbum da banda e foi lançado de forma independente, como ele vem sendo recebido até aqui?
A recepção tem sido ótima, a melhor recepção que tivemos de um álbum nosso até aqui, elogios sobre a evolução do som da banda e espera ansiosa pra nos ver tocando o álbum ao vivo
- Um ponto que salta aos olhos no álbum, é que vocês optaram pelo inglês para passarem as suas mensagens, em detrimento do português, algo pouco usual para banda de Metal. Por qual razão resolveram seguir por este caminho?
Então, sempre tivemos a ideia de compor material em português e esta ideia não foi abandonada, nos albuns anteriores existem musicas em português, em Duality chegamos a gravar uma musica em português mas achamos que a versão em inglês se saiu melhor, gostamos da versão em português tbm mas achamos que a musica pediu a versão que saiu no álbum, ela está guardada para um lançamento futuro, uma versão alternativa da música, não vamos dizer qual é pq é uma surpresa, mas material em português ainda virá nos próximos trabalhos com ctz
- O Som da VOX MORTEM é difícil de ser rotulado, mas eu consegui enxergar similaridades com o Thrash. Vocês concordam com tal afirmativa? Caso não concordem, como vocês se definiriam?
Bom, ficamos felizes com essa afirmação, significa que estamos fazendo algo que tem uma particularidade nossa, temos no Thrash Metal nossa influencia principal e tentamos dentro dessa influencia colocar nossas particularidades para criar o som “vox mortem de ser”, e sinceramente, em Duality, achamos que conseguimos uma formula desse som, ficamos muito felizes com o resultado
- Particularmente gostei bastante de “Walls of Death”, pois ela meio que sintetiza o que temos em todo o disco. Como vem sendo a aceitação dele com o público, e quais do material vem sendo mais pedidas nos shows da banda?
Curiosamente ela tem sido a mais citada pelos fãs, muita gente tem elegido ela como a preferida, ela também lidera nas nossas midias e streamings, é uma música forte e empolgante e assim como todas as musicas do disco, na nossa opinião, tem uma singularidade e essência própria, outras que tem tido boa resposta são armageddon, caligula e a própria Duality
- A produção do CD é outro fator importante, o que você pode nos dizer sobre o processo de produção de “Duality”?
Bom, Duality demorou mais do que queríamos pra ser produzido, tivemos alguns problemas na formação da banda e no decorrer das nossas vidas como indivíduos que acabaram por postergar seu lançamento mas sempre tivemos em mente como o album deveria soar e qual seria a proposta do mesmo, sempre trabalhamos com o Marco Anvito do Hicsos que também é um co-produtor em Duality e nos auxilia nessa busca do som do Vox Mortem, ao final, empregamos tempo em sessões apenas escolhendo timbres e ao final gostamos muito da produção do disco, dos timbres das guitarras ao som da bateria.
- Confesso que demorei muito para entender a proposta musical de vocês, este tipo de afirmativa tem chegado ao conhecimento de vocês através de outras pessoas? Quais referências musicais vocês buscam no momento de compor as canções da VOX MORTEM?
Musicalmente nos temos tantas influencias que seria dificil colocar todas, mas especificamente acho que podemos citar o Kreator, o Slayer, o Sepultura, mas como disse anteriormente, hoje acho que conseguimos um amadurecimento de usar essas influencias com muita particularidade,
- Recentemente recebi o produto digital e fiquei de queixo caído com a arte da capa. Como ela é muito subjetiva, teria como nos ajudar a compreendê-la?
Poxa, obrigado!! A capa além de tentar dialogar com a música, representa as vezes em que nós, seres humanos, precisamos lidar com as dualidades que permeiam nossas vidas, ela tenta se referir a principal, que é a vida e a morte e como a conduzimos como real certeza na nossa existência, bem como ao conceito figurativo de bem e mal, essa outra dualidade que sempre está nas nossas escolhas durante nossa jornada
- Quais os planos da banda para um futuro próximo? Um novo álbum já está sendo composto? Pretendem seguir o mesmo direcionamento musical?
Bem, já há varias ideias de composições para um disco vindouro, a criatividade musical da banda é muito fluida, já temos até temas as quais nós queremos tratar, nosso direcionamento tende sempre a fazer um som calcado no thrash metal e no death metal como influencias principais mas temos influencias diversas dentro do som pesado, como crossover e até de hard core, então podemos usar tudo isso naquilo que chamamos de “som vox mortem”, neste momento estamos concentrados na prioridade de divulgar o duality, mas as ideias do novo disco já estão se formando com certeza.
- Obrigado pelo tempo cedido para a equipe da Fullrock, é chegado o momento das considerações finais…
Nós que agradecemos a oportunidade, gostaríamos de agradecer a todos que estão nos ajudando nessa caminhada e as oportunidades de divulgar nosso som, nos vemos nos palcos, grande abraço e salve metal!!
0 comentários :
Postar um comentário