- Para os leitores do site FullRock que não conhecem o trabalho da ETERMIA, poderiam descrever os principais pontos da carreira de vocês até aqui?
Claro, a Etermia é uma banda do Litoral de São Paulo, metade dos integrantes são de Santos e os outros de Praia Grande. Já fizemos aberturas para os shows da Hevo 84, Supercombo, Já tocamos nas maiores casas de shows da nossa região, porem tocamos bastante na grande são Paulo também.
- “Momentos” é o novo trabalho da banda e foi lançado de forma independente, como ele vem sendo recebido até aqui?
A musica foi bem recebida pelo público, é uma das musicas que o publico engaja bastante por trabalho de guitarra, que são os mais bem trabalhados de todas as músicas desse EP.
- Um ponto que salta aos olhos no álbum, é que vocês optaram pelo português para passarem as suas mensagens, em detrimento do inglês, algo pouco usual para banda de Rock ou Metal. Por qual razão resolveram seguir por este caminho?
O primeiro vocalista da banda não se sentia seguro cantando em inglês, então desde o começo as músicas foram compostas em português, o que foi bem recebido pelo púbico e se tornou um diferencial para a banda. Porem no nosso próximo trabalho faremos uma canção na língua inglesa para sentirmos a recepção do publico e mirar em um mercado fora do país.
- O Som da ETERMIA é difícil de ser rotulado, mas eu consegui enxergar similaridades com o Metalcore. Vocês concordam com tal afirmativa? Caso não concordem, como vocês se definiriam?
O nosso baterista é um grande fã de Metalcore, então sim a banda possui algumas características deste estilo, porém nos definimos como uma banda de metal alternativo ou de post grunge.
- Particularmente gostei bastante de “Sem Direção”, pois ela meio que sintetiza o que temos em toda discografia. Como vem sendo a aceitação dele com o público, e quais do material vem sendo mais pedidas nos shows da banda?
É a grande canção da banda, a música que o público canta junto e a favorita de todos os integrantes, recebemos inclusive vídeos de pessoas fazendo cover desta música. Eu diria que as músicas mais pedidas do nosso primeiro EP, é a Perdido na escuridão e Aurora, já em relação ao segundo EP, as músicas: Sem direção e Anoitecer.
- A produção do EP é outro fator importante, o que você pode nos dizer sobre o processo de produção de “Momentos”?
Atualmente gravamos com um produtor de São Vicente, chamado Lucas Manierim. Ele gravou todas as músicas da banda. A música momentos é uma daquelas musicas bem direta ao ponto, o grande desafio foi criar várias melodias diferentes de guitarra, é a musica que levou mais tempo para ser concluída, é uma melodia diferente atras da outra.
- Confesso que demorei muito para entender a proposta musical de vocês, este tipo de afirmativa tem chegado ao conhecimento de vocês através de outras pessoas? Quais referências musicais vocês buscam no momento de compor as canções da ETERMIA?
A banda sempre gostou de contar história através do som, como se cada música tive seu próprio personagem e o ouvinte vai acompanhando a jornada deste personagem através da letra e se ambientando através do som. Em termos de sonoridade as bandas Breaking Benjamin, Seether, Alter Bridge são bandas que influenciam bastante no nosso som, pois alinham melodia com peso.
- Recentemente recebi o produto digital e fiquei de queixo caído com a arte da capa. Como ela é muito subjetiva, teria como nos ajudar a compreendê-la?
Normalmente escolhemos uma musica de destaque para levar o nome do EP, no primeiro foi a música “Final Infeliz’ e no segundo EP, foi a música “Anoitecer”. As capas fazem referência a essas canções. A música anoitecer é a mais sombria e misteriosa do último EP, então fizemos uma capa que trouxesse esse mistério, de não saber o que está por vir.
- Quais os planos da banda para um futuro próximo? Um novo álbum já está sendo composto? Pretendem seguir o mesmo direcionamento musical?
Sim, estamos firmes nos ensaios das musicas novas. Diria que já temos 5 músicas que julgamos estarem ótimas, queremos dar um salto maior em relação ao ultimo Ep, com musicas mais trabalhadas e mais pesadas porem sem perder a grande característica da banda que são o peso aliado as melodias.
- Obrigado pelo tempo cedido para a equipe da Fullrock, é chegado o momento das considerações finais…
Agradecemos a Fullrock pelo espaço! E convido a todos para escutarem nosso repertório, tenho certeza que vocês ficarão surpreendidos. Até a próxima!
0 comentários :
Postar um comentário