- Para os leitores do site FullRock que não conhecem o seu trabalho solo, poderia descrever os principais pontos da sua carreira até aqui?
Olá! Primeiramente, obrigado pela oportunidade de falar um pouco sobre meu trabalho. Bora lá! Eu sou realmente bem versátil. Publiquei trabalhos que vai do erudito, passando até pelo cavaquinho solo e chegando no metal. Tem para vários gostos.
- “Steep Price” é o seu novo Single e foi lançado de forma independente, como ele vem sendo recebido até aqui?
Ainda estou trabalhando na divulgação. Eu achei que a receptividade foi boa, mas precisa chegar para mais pessoas. Até agora não apareceu nenhum hater kkkkkk. Isso quer dizer que aínda tem muita gente pra conhecer o trabalho. Porque ninguém agrada a todos. Eu estava apreensivo pois foi minha estrei como cantor solo.
- Um ponto que salta aos olhos no material, é que você opta pelo inglês para passar a sua mensagem, em detrimento do português, algo até usual para um projeto de Metal. Por qual razão resolveu seguir por este caminho?
Eu escolhi o inglês pensando no mercado internacional e esse mercado consome mais materiais em inglês que em outras línguas. Inicialmente eu pensei em fazer três versões da mesma música: Inglês, Português e Esperanto. Mas com a correria, só foi em Inglês. Mas para os próximos trabalhos eu pretendo experimentar alguns trechos em português e ver a aceitação da galera.
- O seu som é difícil de ser rotulado, mas eu consegui enxergar similaridades com o Progressivo e Música Clássica. Você concorda com tal afirmativa? Caso não concorde, como você se definiria?
Você não foi a primeira pessoa a me dizer isso. Bom…sobre a parte do clássico é compreensível pois venho da escola erudita. Sou formado em violão clássico, então naturalmente a gente absorve alguma coisa de outros estilos. Eu gosto bastante de experimentar e misturar gêneros musicais diferentes, talvez por isso você identificou o prog no meio dessa salada toda. Eu particularmente acho mais Power metal que Prog, mas deixo os rótulos para quem ouvir rsrsrs.
- Particularmente gostei bastante de “Steep Price”, pois ela meio que sintetiza o que temos a sua proposta artística. Como vem sendo a aceitação dela com o público?
Que bom que você gostou! Eu gravei tudo nessa música. Deu um trabalhão, mas valeu a pena. Ainda estou trabalhando na divulgação. O material não chegou nos ouvidos do grande público. Bora divulgar mano!
- A produção do Single é outro fator importante, o que você pode nos dizer sobre o processo de produção de “Steep Price”?
Eu produzi o single no meu Home Studio. Pensava nas ideias musicais entre uma aula e outra, entre um trampo e outro…e nos finais de semana eu gravava. A parte de mix e master eu tercerizei. Mandei para o Fanton Studio. Curti o resultado.
- Confesso que demorei muito para entender a sua proposta musical. Este tipo de afirmativa tem chegado ao seu conhecimento através de outras pessoas? Quais referências musicais que você busca no momento de compor as suas canções?
Chegou sim. É um trabalho que tem várias referências. É bem complexo mas de um jeito bom rsrsrss sem ser cansativo. A ideia central foi misturar a música celta, com uma boa cozinha afro brasileira e muito metal. Mas tem o erudito sim. Se eu te mostrar a linha de violão, você vai ver que é totalmente violão clássico.
- Como você avalia a sua posição atual no mercado? Existe a possibilidade de você recrutar músicos para shows do seu projeto solo?
Apesar do tempo de carreira, agora que estou trabalhando mais essa questão da divulgação. Contratei assessoria de imprensa e tal. Sobre a questão de shows, se o convite valer a pena com certeza eu recrutarei um bom time.
- Quais os seus planos para um futuro próximo? Um novo material já está sendo composto? Pretende seguir o mesmo direcionamento musical?
Eu já tenho material para lançar um novo álbum, mas vou aguardar. Avaliar propostas…
- Obrigado pelo tempo cedido para a equipe da Fullrock, Rafael. É chegado o momento das considerações finais…
Mais uma vez, obrigado pela oportunidade e pelo espaço. Se quiserem ficar por dentro dos meus lançamentos é só me seguir nas redes sociais! @milhomem.rafael
0 comentários :
Postar um comentário