HEIA: ''Lutamos todos os dias para continuarmos a manter esse cunho ideológico''

Pedro Hewitt - Saudações guerreiros, como estão? Nos fale um pouco como está sendo a fase atual da horda.
Místico: Salve! Primeiramente obrigado pela grande oportunidade, é uma grande satisfação para nós estarmos envolvidos nesse projeto. E respondendo, bom a horda está sempre se movimentando, estamos nos preparando para três grandes apresentações na semana que vem no Rio de Janeiro e em São Paulo e já em seguida vamos entrar pro estúdio para gravar tributo ao grande Bestymator.
2476372f914ad3527342ac190d65923e.jpg

Pedro Hewitt - A horda Héia iniciou suas atividades em 1999 com alguns membros oriundos de projetos paralelos importantes no Underground nacional. Como a chama se fortalece aos dias de hoje apesar de todas as mudanças?
Místico: Muito bom, o Black Metal tem se tornado mais consistente e sólido a cada dia, as mudanças, elas são necessárias para que a evolução aconteça, a cada mudança de formação da horda o que pode se observar, é que a postura ideológica, e a soberania da horda, ela continua se projetando de forma imaculada. E lutamos todos os dias para continuarmos a manter esse cunho ideológico, não podemos perder a nossa essência, nunca!

Pedro Hewitt - O álbum "Unidos Pela Bandeira Negra (2017)" impressiona pela qualidade e evolução madura em cada trecho das composições inclusas. A sonoridade não perde o que realmente importa, continua obscura e por vezes cruas. Como foi o processo de composição do mesmo?
Místico: Adorei a pergunta, no disco “Unidos Pela Bandeira Negra” eu regravei duas músicas da demo “Baphomet” de 2003, as musicas foram: “Voando sob as Asas do Baphomet” e “Ímpio”. Essa última, “Ímpio”, a gente tem um carinho especial por ela, e inclusive vamos filmar um videoclipe dessa música, e já estamos trabalhando na edição numero 2 do “Unidos Pela Bandeira Negra”.

Pedro Hewitt - Tive a honra de organizar um evento na última turnê de vocês pelo Nordeste, onde percebi que em faixas novas deram um UP nas composições. Sabemos que os moldes são únicos e jamais poderiam se deixar levar ao vento, a sonoridade de vocês é única e objetiva, mas por qual motivo aderiram inserir um pouco mais de Raw Black Metal ao invés do tradicional e mais sujo Black Metal?
Místico: Grande Pedro, estou adorando as perguntas, muito obrigado pelo apoio na turnê do Nordeste, e como você disse os moldes são únicos e jamais poderiam se deixar levar ao vento, e nisso que trabalhamos todos os dias, não vamos esquecer nunca nossas raízes, porém não posso negar também a evolução que esta diante de nos todos os dias, evolução técnica e evolução ideológica. Black Metal é ideologia, e nessa busca incessante você e abraçado pela evolução. Então o que podemos esperar no futuro são músicas mais técnicas.

Resultado de imagem para heia 2018 horda

Pedro Hewitt - Boa parte dos hinos da horda são em português, qual a importância da língua hoje em dia no Underground?
Místico: Pedro, cantamos em português desde o início, só os covers que são em inglês, mas como eu disse na questão anterior, Black Metal é ideologia, e essa evolução ideológica só vem através de dedicação, estudos, pesquisa e dentre esses estudos, esta também em praticar uma outra língua, seja espanhol ou inglês e etc... Então assim, trabalhos futuros da horda podem ser esperados em outra língua sim e estou com divulgação forte na Europa então cantar em inglês será um grande passo.

Pedro Hewitt - Recebi de vocês por intermédio da Sangue Frio Produções o relançamento "Magia Negra". Por qual motivo ele foi o destaque para ser relançado? Existe uma história por trás disso tudo?
Místico: Grande Pedro, “Magia Negra” foi originalmente lançado em 2007 e na época eu estava lançando também o selo Diabolic Records, que junto com o nosso grande irmão e parceiro da Philosofic Arts de Uberlândia/MG. Fizemos esse lançamento e na época eu não tinha experiência, portanto a divulgação foi muito falha em vários aspectos, eu levei muito, mas muito calote (na época a internet ainda engatinhava) , mas que serviu de aprendizado e também foram prensadas poucas copias, devido a todos essas atos eu resolvi da um valor a esse debut álbum e resolvi fazer um relançamento a sua altura, esse trabalho é o nosso disco mais procurado. Obrigado a todos os selos parceiros que entraram comigo nessa empreitada.

Pedro Hewitt - O Underground nacional é sinônimo sempre de resistência, batendo de frente com as atrocidades da falsidade e a entrada de pseudo bangers para apenas bagunçar aquilo que realmente importa. Como avaliam o cenário Black Metal no momento atual? Há mais espaço para divulgação física ou virtual? Houve mudanças em shows devido a "modernidade"?
Místico: Esses ‘pseudo bangers’ estão dando o que falar, mas não podemos dar muita audiência para eles, bom, respondendo a primeira analise sobre a cena no momento atual: Estamos com muitas hordas, muitos selos e muitos shows principalmente gringo (está cheio de banda gringa) mas ainda falta mais um pouco de estrutura para profissionalizar mais, seja estrutura de eventos (camarim, palco, aparelhagem) seja estrutura nos selos para executar os lançamentos, então assim isso tudo vem acontecendo devido o déficit que estamos tendo pela falta de publico nos shows, as pessoas tem que apoiarem mais, tem que participarem mais de sua cena, enquanto não viramos esse jogo vamos continuar assim, na precariedade.

Pedro Hewitt - Como foi e está sendo a programação e iniciativa da turnê pela América do Sul?

Místico: Bom, já foi fechado com a agencia No Class o booking para Colômbia e Equador em 2019, a No Class é uma grande parceira da horda, e a mesma agência que organizou a nossa turnê no nordeste ano passado e a mesma que está organizando o grande evento no Rio de Janeiro com o Marduk, então a parceria só está se estendendo. Vida Longa a No Class!

Pedro Hewitt - Na opinião de vocês, o que mais anda irritando, a persistência forçada do White Metal ou a teimosia do NSBM?
Místico: Adorei a pergunta (risos), olha, o que irrita mais é o NSBM e o tal do fiscal do Metal nas redes sociais (RISOS), esse tal do fiscal tá irritando, não me acharam ainda, mas só observo o que fazem com os outros.

Pedro Hewitt - Com sangue, suor e garra aqui encerramos esta entrevista. Saúdo a todos com muito respeito e sucesso. Morte aos falsos! O final é com vocês.
Místico: Grande Pedro, obrigado pela Parceria, pela oportunidade, foi uma verdadeira honra e satisfação, eu adorei as perguntas, aproveito para agradecer a todos que apoiam a horda de forma direta e indireta, vou aproveitar também para falar que semana que vem, estamos no Rio de janeiro, São José dos campos em Osasco em SP. E tem mais shows para esse ano...
Aos grandes irmãos, nos vemos na estrada.
Terra de Trevas.... Noite Eterna!


Para mais informações, contatos e merchandise:
Pode entrar em contato pelo email Misticodesign@hotmail.com
Ou buscar nas redes sociais: Héia ou Horda Héia
Share on Google Plus

About Pedro Hewitt

Trabalha desde 2002 com produção de shows em Teresina. Teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do Heavy Metal e Rock and Roll como Paul Di Anno, Ira!, Hangar, Angra, Shaman, Andralls, Drowned, Clamus, Dark Season, Megahertz, Anno Zero, Empty Grace, Morbydia, Káfila, entre outros.

0 comentários :

Postar um comentário