Djalma de Andrade, o Bola Sete, ganhou seu apelido por ser o único negro em um pequeno grupo que participou ainda na adolescência - a bola de número sete, na sinuca, é preta. Adotado por uma família abastada, dedicou-se ao estudo do violão clássico e na década de 1960 foi aluno do maestro Moacir Santos, que também ensinou Baden Powell, Eumir Deodato e muitos outros nomes da MPB. Formou o grupo Bola Sete e Seu Conjunto, que tinha como cantora Dolores Duran.
No final dos anos 50 mudou-se para os Estados Unidos, onde fez uma carreira de sucesso, culminando no aclamado álbum "Bola Sete at the Monterey Jazz Festival", lançado pela icônica Verve Records. Mesmo na época de sua morte, aos 64 anos, ainda estudava música cerca de 4 horas por dia e seu legado como instrumentista o coloca entre os grandes nomes das cordas brasileiras.
Ouça Bola Sete no Monterey Jazz Festival:
O Black Sabbath era uma banda que tinha tudo pra dar errado. Formada das cinzas do grupo de blues Earth, era um encontro de desajustados e outsiders, usuários de drogas e desencantados com o exagerado otimismo do movimento "flower power" do final dos anos 60. Mas como toda conjunção cósmica, o resultado foi absolutamente brilhante e o blues pesado e distorcido praticado por Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward definiu os standards do que seria chamado de hard rock ou heavy metal dali em diante.
Sua música é influência de milhares de bandas pelo mundo todo e bíblias da música pop como a revista Rolling Stone os colocam entre os artistas mais importantes do rock, com sua discografia, especialmente do período clássico (antes do vocalista Ozzy deixar a banda em 1978), figurando em qualquer lista dos mais relevantes discos do século XX.
Em 2013, Iommi, Butler e Ozzy voltaram a se reunir, lançando um novo álbum, intitulado "13" e fazendo uma turnê extremamente bem sucedida por todos os continentes. Seu primeiro registro, que hoje completa 44 anos, continua soando tão pesado, sinistro e essencial quanto no distante ano de 1970, quando foi despretensiosamente lançado.
O Disco Nosso de Cada Dia é um programa de rádio apresentado de segunda à sexta pelo publicitário Eduardo Neves e pelo jornalista Cláudio Barros, que dá dicas de discos a partir das 11h da manhã na CBN Teresina - 910AM ou www.cbnteresina.com.br
0 comentários :
Postar um comentário