[caption id="attachment_12610" align="alignnone" width="550"]
Full Rock: Como a banda iniciou, conte-nos um pouco de sua história?
Samuel: O Forka começou exatamente dez anos atras com os mesmos sentimentos iniciados na adolescência influenciada por musica pesada, skate e indo aos shows de varias bandas do estilo. Foi quando montamos a banda por hobby mesmo e conforme o tempo foi passando a coisa foi ficando sério até o que somos hoje em dia. Os anos se passaram mais o sentimento é o mesmo da proposta inicial...pesado, rapido e sujeira sonora!!
[caption id="" align="alignnone" width="550"]
Full Rock: Black Ocean é o terceiro disco da banda. Os discos anteriores tem uma característica mais Thrash; Misturar elementos de ritmos musicais como o Thrash e o Death exige criatividade, como surgiu a ideia e como ela foi trabalhada?
Samuel: O dois estilos são musicalmente complexos e técnicos. Somos músicos auto ditadas, tocamos no feeling do que sentimos e geralmente do que gostamos de ouvir. A banda mostra uma sonoridade diferente a cada álbum. Não curtimos repetir o que ja compomos, gravamos e já fizemos como banda, você escuta o primeiro disco do Slayer e depois escuta o ultimo...realmente são albuns diferentes mas mesmo assim continua sendo Slayer! E acreditamos que isso pra uma banda é fundamental.
[video]ApMuawlkNRE[/video]
Full Rock: A banda tem crescido no cenário nacional, como isso tem afetado vocês no dia a dia?
Samuel: Fazemos as mesmas coisas até hoje em dia de quando começamos a banda anos atras. A diferença que todo dia temos algo pra fazer relacionado ao Forka....ensaios, entrevistas, envios do material da banda, contatos, emails, responder o publico entre outras coisas. Se torna praticamente um looping infinito!
Full Rock: Em parte, as redes sociais tem auxiliado no crescimento de várias bandas, as metas do Forka tem sido alcançadas em páginas como facebook ou twitter?
Samuel: Cara...nunca ligamos em ver quantidade de likes e views nas redes sociais, sério! Mas como você mesmo disse, hoje a internet é uma ferramenta essencial na vida das bandas. Somente no lançamento do Black Ocean que resolvemos montar um trabalho efetivo nesta aréa e o aumento do publico procurando nosso trabalho e pedindo material foi bem expressivo de um tempo pra cá e estamos gostando deste resultado positivo.
[caption id="attachment_12612" align="alignnone" width="550"]
Full Rock: O Video de Empire Surrender ficou ótimo, quanto tempo levou para produção e quantas pessoas estiveram envolvidas (além da banda)?
Samuel: Obrigado. No dia tinha uma equipe de apoio de umas vinte pessoas no local da gravação que foram fundamentais pro resultado final do trabalho. Sobre o tempo total do projeto entre a primeira reunião e o video ficar pronto levaram uns dois meses. Por enquanto, só ótimas criticas em relação a Empire Surrender!
Full Rock: Quais as preferências do Forka em relação à equipamento, Guitarras, Baixo, Bateria, Pedais, etc?
Samuel: Bem, conforme o tempo passou trocamos e customizamos nossos instrumentos, melhoramos muito nosso setup de equipamentos e estamos sempre acompanhando novidades que possam agregar a nossa musica e conforto na hora de tocarmos. Usamos varias marcas, algumas nacionais outras importadas...mas de qualquer forma digamos que estamos bem melhor de quando começamos no estilo "metal gambiarra"! (risos)
[caption id="attachment_12614" align="alignnone" width="550"]
Full Rock: A banda é composta de cinco membros, a formação tem sido a mesma desde 2002?
Samuel: A banda desde do inicio teve três mudanças de batera e duas mudanças de vocal. Manter a vida profissional, familiar, projetos paralelos e tocar na banda toma uma tempo enorme de cada integrante que chega um momento de tomarem decisões definitivas. Mas é tudo tranquilo, tanto que até hoje falamos com todos e amizade continua a mesma.
Full Rock: Lançar um álbum nos dias atuais, com tantos problemas em relação a pirataria e vazamentos na internet, tem sido uma dificuldade para algumas bandas. Qual a estratégia do Forka em relação a isso?
Samuel: Não temos estratégia, até porque não tem como uma banda ter controle disso no gigantesco mundo que a internet se tornou. Por isso sempre partiu da banda disponibilizar seus álbuns inteiros pro público. Sempre rola links da banda feitas por terceiros e não temos nada contra isso, estão apenas compartilhando o que ouvem e o que gostam.
[video]BYd4ZeWA30w[/video]
Full Rock: Quais os temas abordados em Black Ocean?
Samuel: Religião, politica, convicções pessoais e um pouco do nosso louco cotidiano.
Full Rock: Aqui em Teresina temos bandas de thrash assim como vocês, Um exemplo é o Scrok que também tem crescido bastante no cenário underground, seria interessante vê-los tocando por aqui, existe alguma apresentação agendada para o nordeste? Fale-nos da turnê atual.
Samuel: Massa! Cara estamos vendo isso, até porque já tocamos no nordeste e de longe é o melhor público na questão de receber as bandas de fora. Logo mais teremos novidades em relação da turnê do Black Ocean.
[caption id="attachment_12617" align="alignnone" width="550"]
Full Rock: A capa de um album é uma peça importante para a divulgação do mesmo, quem fez a capa de Black Ocean?
Samuel: Verdade, foi o Rafael Tavares. O cara desenha muito e faz muitas capas pra outras bandas do estilo. Ele é amigo de infancia do nosso vocal, o Ronaldo. A capa do Black Ocean tem tudo haver com o tema, a concepção das letras e com certeza nossa melhor capa até então!!
[caption id="attachment_12618" align="alignnone" width="550"]
Full Rock: O relacionamento com outras bandas no cenário é vital, quais bandas tem auxiliado vocês durante esse tempo?
Samuel: Nenhuma banda sobrevive sozinha, é impossivél! E no nosso caso não só por este fator, gostamos de ouvir varias bandas nacionais, de varios estados, estilos diferentes e sempre estamos mantendo contato. Somos uma banda nacional de música pesada assim como as outras bandas. O caminho é igual pra todos e o sentimento tbem. Metal Nacional Sempre!!
[caption id="attachment_12619" align="alignnone" width="550"]
Full Rock: Deixem uma mensagem para as pessoas que curtem o Forka e o Full Rock.com
Samuel: Obrigado pelo espaço, parabéns ao site e esperamos tocar ae na região em breve!
Abraço e muito rock pra todos!!
[...] em sua proposta musical, onde o som está mais brutal e sem tantos elementos HardCore. http://www.fullrock.com/entrevistas/forka-10-anos-de-estrada-e-mais-um-lancamento-black-ocean/270420... A banda recentemente participou do renomado programa Estúdio show livre onde pode mostrar aos [...]
ResponderExcluir[...] http://www.fullrock.com/entrevistas/forka-10-anos-de-estrada-e-mais-um-lancamento-black-ocean/270420... [...]
ResponderExcluir[...] Full Rock: www.fullrock.com/entrevistas/forka-10-anos-de-estrada-e-mais-um-lancamento-black-ocean/27042013/ [...]
ResponderExcluir