Lançado no final de 1995, Cause for Conflict chegava de uma maneira não muito delicada aos nossos ouvidos: riffs tonelares e bateria cruelmente rápida e perfeitamente executada. Parte de toda essa crueldade musical vem através de Joe Cangelosi (ex-Whiplash) na bateria. À época também estava se somando ao Kreator o competente baixista Christian Geisler (que se mantém até hoje no line-up da banda).
[caption id="attachment_339" align="alignnone" width="550" caption="FullRock Old School 2003: Cause for Conflict - Kreator - 1995"]
Com Mille Petrozza nas guitarras e também furiosamente vociferando protestos e insultos, ficando à cargo de Frank Gosdzik os solos e temas de guitarra, o princípio da pancadaria sonora se através de PREVAL, onde logo no início da música Joe Cangelosi mostra a que veio...
O segundo míssil nuclear é CATHOLIC DESPOT (onde Joe talvez tenha tentado imitar uma britadeira com os dois bumbos) vindo em seguida PROGRESSIVE PROLETARIANS, uma verdadeira cacetada no pé do ouvido.
A quarta faixa, CRISIS OF DISORDER, vem afim de poupar nossos pescoços para podermos encarar HATE INSIDE YOUR HEAD, BOMB THREAT(com um tema de guitarra que nos faz lembrar da cadeira do dentista...), MEN WITHOUT GOD, LOST (obra prima do Tharsh Metal), DOGMATIC (pura violência), SCULPTURE OF REGRET e CELESTIAL DELIVERANCE. A última faixa, ISOLATION, já faz uma deixa do que viria nos discos seguintes(Outcast e Endorama).
Com uma qualidade de produção dentro da média, sendo a mesma à cargo de Vincent Wojno, este discão foi gravado no Ocean Studios(Califórnia), tendo um pedacinho de Brasil nele inserido, pois fora gravado com os famosos amplificadores Meteoro. Ta vendo mais motivo para ser obrigatória esta obra maravilhosa em meio aos seus CD’s, seja você fã de Heavy Metal, Death Metal, Doom Metal, Black Metal ou até mesmo Metal CEDF (cavaleiro + espada + dragão + feiticeiro).
Ah! Faltou o vídeo. Tem o Alucinative Comas, que é contemporâneo à turnê do Cause for Conflict, e que, até onde eu sei, somente disponível em VHS.
Por fim meus caros amigos, vale a pena conferir este maravilhoso CD centrado no baterista Joe Cangelosi, que fez um trabalho irretocável e irrepreensível, beirando a perfeição.
Kreator - Cause for Conflict
Mille Petrozza - Guitarra/Vocal
Frank Gosdzik - Guitarra Solo
Christian Geisler - Baixo
Joe Cangelosi - Bateria
UP THE SLOVAS!!!
Esse disco é FU-DI-DA-ÇO. Da fase "experimental" do Kreator, com certeza é um dos melhores, senão o melhor. Daquela época, o Kreator gravou discos bons, mas que foram rejeitados por boa parte do seu antigo público... E, ao menos pra mim, esse foi o álbum mais INJUSTIÇADO de toda a carreira da banda.
ResponderExcluirOK, é certo afirmar que tem MUITA influência do Sepultura fase "Chaos A.D.", Machine Head de 94 até 97 e um "quê" de Pantera, ou seja, tem várias pitadas de "groove" nesse álbum... Mas tem também MUITO, eu digo MUITO THRASH que não fica devendo NADA pro que há de melhor nos álbuns (tanto antigos quanto novos) do Slayer.
É um dos melhores álbuns da banda... Pena ser o mais INJUSTIÇADO de toda a discografia dos caras. Mas ainda assim, praqueles que não tem preconceitos e gostam de um bom thrash acima de tudo, vale MUITO a pena conferir esse disco, numa boa.