Félix Briano, batera do Dark Season, apresenta seu arsenal

Estamos inaugurando mais uma série no Full Rock, - Backstage - nela vamos tentar mostrar o algo mais por trás dos shows, notícias e gravações. Nesse post temos Félix Briano, baterista do Dark Season, apresentando os detalhes de sua bateria, marcas, especificações técnicas, bugingangas e perfumarias. Confira:

[caption id="attachment_325" align="alignnone" width="550" caption="Visão geral da bateria toda montada"]Visão geral da bateria toda montada[/caption]

"Meu kit é composto por tambores Odery Hand Made Custom, nas seguintes medidas:

Tom 08"x 08"
Tom 10"x 09"
Tom 12"x 10"
Tom 13"x 11"
Surdo 16"x 16"
Bumbos 22"x 18"
Caixa 14"x 6"1/2

Tons, surdo e bumbos encomendei um pouco mais profundos que o padrão atual de mercado para extrair o máximo de grave possível, afinal, toco Death Metal; optei por não usar nenhum revestimento ou acabamento laqueado para que não interferisse no som. Foram apenas encerados. Todos com peles Luen DP no ataque e Evans na resposta.

[caption id="attachment_326" align="alignnone" width="550" caption="Dois bumbos 22\"x 18\" compões a bateria"]Dois bumbos 22"x 18" compões a bateria[/caption]

A caixa encomendei nas medidas para que ela tivesse ataque, volume e grave, além do agudo já característico da peça em si. Com isso ela tem o casco espesso e uma profudidade que garantiu esse equilíbrio sonoro. Uma época me desfiz dela, mas após dois anos consegui comprá-la de volta. É na cor preta com ferragens pretas, exceto os aros die-cast da marca Gibraltar. Nela uso peles HDDry no ataque e Hazy 300 na resposta, ambas da Evans. Não me imagino tocando em outra caixa.

Uso ferragens da Pearl: estantes de prato, extensores, clamps, suporte de caixa, pedais e máquina de chimbau. Só o banco, que é um Tama 1St Chair. Os pedais são dois Pearl P-2000B/C Eliminator. Ele vem com corrente e fita como opção de acionamento além de inúmeras regulagens, que são até perigosas, pois você tanto pode transformá-lo num excelente pedal quanto fazer ele ser pior que os pedais que acompanham as baterias BNB.

A máquina de chimbau que uso no kit quando montado os dois bumbos é uma H-1000 só que eu retirei as pernas dela e a uso presa no bumbo esquerdo com um clamp específico.

Quando uso o kit com pedal duplo (também um Pearl Eliminator) uso minha outra máquina de chimbau, uma Pearl Eliminator H-2000. O legal é que ela tem os mesmos recursos dos pedais e tem apenas duas pernas ao invés dos tradicionais tripés para não rolar a famosa briga de espaço entre pedal remoto e as pernas da máquina de chimbau.

[caption id="attachment_328" align="alignnone" width="550" caption="Félix Briano, Dark Season, em ação"]Félix Briano, Dark Season, em ação[/caption]

Como ainda estou em fase de troca de pratos, vou mandar o set que eu usava até um mês atrás, que eram Octagon Groove.

Mini-Hat 12"
Power Hat 13"
Full Crash 18"
Power Crash 18"
Power Crash 20"
Splash 08"
Splash 10"
China 9" 1/2
Mini-China 11" 1/2
China Type 15"
China Type 18"
Power Ride 20"
Power Ride 20"

De bugingangas tenho um metrônomo Boss DB-12 e triggers Deval para bumbos e caixa.

Além disso tenho bags e cases para transporte do kit todo, pois mesmo com o apoio que tive da Odery e Octagon à época que adquiri meu material, sei que isso custa caro, e precisa ser transportado sem se desmanchar com o tempo. Sou muito grato em especial à Odery na pessoa de Maurício Cunha, que depositou confiança no meu trabalho com o Dark Season.

Bom é isso que eu uso e valeu!"
Share on Google Plus

About Fábio Pitombeira

Trabalha desde 2002 com produção de shows em Teresina. Teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do Heavy Metal e Rock and Roll como Paul Di Anno, Ira!, Hangar, Angra, Shaman, Andralls, Drowned, Clamus, Dark Season, Megahertz, Anno Zero, Empty Grace, Morbydia, Káfila, entre outros.

7 comentários :